Vector

A logística integrada despontou no começo da década de 80 e evoluiu rapidamente nos 15 anos que se seguiram, impulsionada principalmente pela revolução da tecnologia de informação e pelas exigências crescentes de desempenho em serviços de distribuição, conseqüência principalmente dos movimentos da produção enxuta e do Just in Time. Embora ainda em evolução, o conceito de logística integrada já está bastante consolidado nas organizações produtivas dos países mais desenvolvidos, tanto a nível conceitual quanto de aplicação.

Atualmente, a logística representa um papel crítico para o sucesso das empresas, principalmente por dizer respeito à eficácia operacional, fundamental para otimização de suas atividades e redução de custos operacionais.

O Jogo de Negócios VECTOR (com simuladores de apoio à decisão) emprega avançados modelos de mercado e técnicas de simulação, e utiliza dois softwares: o Módulo Executivo para planejamento, simulações, análise e apoio à decisão, à disposição dos participantes, e o Módulo Simulador de Mercado, para o processamento do Jogo, operado pela Coordenação.

Em poucos dias, os participantes exercem as principais atividades voltadas para a gestão de uma empresa, planejando sua estratégia, tomando decisões, realizando negociações, competindo no mercado e observando as relações de causa e efeito na prática. Tudo isto, em um ambiente de elevada competição.

OBJETIVOS

Aprimorar competências técnicas, gerenciais e empresariais, em especial aquelas voltadas para a gestão logística, e possibilitar a visualização dos impactos causados pelas decisões tomadas nos resultados da empresa.

A QUEM SE DESTINA

A profissionais de todas as áreas funcionais de empresas privadas e estatais, que desejam aprofundar seus conhecimentos e sua capacidade de decisão a respeito de problemas e situações relacionadas à gestão de um negócio, com destaque para aquelas que envolvam a gestão logística.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Durante o Jogo, os participantes atuam como executivos das empresas competidoras e têm como objetivo atingir, ao final do Jogo, objetivos empresariais expressos em termos de crescimento e lucratividade.

Para isso, terão que tomar decisões e conduzir as mais relevantes atividades empresariais, destacando-se:

  • Planejamento Estratégico
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)
  • Aquisição
  • Planejamento e Controle da Produção
  • Gestão de Estoques
  • Gestão da Distribuição Física (transporte)
  • Gestão de Produtos
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Serviços Pós-venda
  • Investimentos em Automação de Processos e Tecnologia de processos
  • Administração Financeira
  • Gestão de Recursos Humanos

METODOLOGIA

A metodologia empregada baseia-se na filosofia do “aprender fazendo”, isto é, a turma é dividida em grupos, cada um representando uma empresa, e estes competem no mercado, analisando informações, tomando decisões, participando de negociações ao vivo, recebendo feedback de seu desempenho o tempo todo.

CARGA HORÁRIA – 24 horas.