Target

Como afirma Philip Kotler, as empresas vencedoras de hoje são aquelas mais bem sucedidas em satisfazer e encantar, de fato, seus consumidores-alvo. Essas empresas vêem marketing como filosofia que permeia toda a companhia, não uma função separada. Desejam que seus profissionais de marketing ajudem a definir quais grupos de clientes e necessidades podem ser atendidos de forma lucrativa e como servi-los melhor do que os concorrentes.

O TARGET é um Jogo de gestão de negócios (com simuladores de apoio à decisão) com ênfase em estratégias empresariais e marketing, que emprega avançados modelos de mercado e técnicas de simulação, e utiliza dois softwares: o Módulo Executivo para planejamento, simulações, análise e apoio à decisão, à disposição dos participantes, e o Módulo Simulador de Mercado, para o processamento do Jogo, operado pela Coordenação.

Ao longo do Treinamento, os participantes exercem as principais atividades voltadas para a gestão de um negócio, tomando decisões sobre que estratégias e ações desenvolver para atingir os objetivos estabelecidos, realizando negociações ao vivo, competindo no mercado e observando as relações de causa e efeito na prática. Tudo isto, em um ambiente de elevada competição.

OBJETIVOS

Aprimorar competências técnicas, gerenciais e empresariais, em especial aquelas voltadas para a formulação de estratégias de negócios e a gestão de Marketing, e possibilitar a visualização dos impactos causados pelas diversas decisões tomadas nos resultados da empresa.Construir uma visão sistêmica da empresa, compreendendo as forças que atuam sobre ela (compradores, fornecedores, concorrentes, governo, entidades de classe, etc.).

A QUEM SE DESTINA

A profissionais de todas as áreas funcionais de empresas privadas e estatais, que desejam aprofundar seus conhecimentos e sua capacidade de decisão a respeito de problemas e situações relacionadas à gestão de um negócio, com destaque para aquelas que envolvam a formulação de estratégias de negócios e de gestão de marketing.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

No decorrer do Jogo, os participantes atuam como executivos das empresas competidoras e têm como objetivo atingir, ao final do Jogo, objetivos empresariais expressos em termos de crescimento, lucratividade e marca.

Para isso, terão que tomar decisões e conduzir as mais relevantes atividades empresariais, destacando-se:

  • Planejamento Estratégico de Marketing
  • Gestão de Marca
  • Exame e projeção de cenários
  • Análise e Segmentação de mercado
  • Gestão de Comunicação e promoção
  • Pricing
  • Gestão de Distribuição
  • Gestão de Produtos
  • Gestão de Pesquisa de Marketing
  • Serviços Pós-venda
  • Investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento
  • Fidelização de Clientes
  • Administração Financeira
  • Gestão de Recursos Humanos

METODOLOGIA

A metodologia empregada baseia-se na filosofia do “aprender fazendo”, isto é, a turma é dividida em grupos, cada um representando uma empresa, e estes competem no mercado, analisando informações, tomando decisões, participando de negociações ao vivo, recebendo feedback de seu desempenho o tempo todo.

CARGA HORÁRIA – 24 horas.