Heptagon
Como afirma Willian Ury, o grande mestre da negociação,”Queira ou não, você é um negociador! Negociar é, sem dúvida, a principal atividade dos profissionais no mundo de hoje !”.
Os brasileiros costumam se sair muito bem em criatividade e improvisação quando negociam. Entretanto, a mistura destas habilidades com instinto e preparação cuidadosa tem se mostrado fundamental para se alcançar resultados satisfatórios e construir relacionamentos duradouros.
A negociação envolve habilidades humanas (energias, emoções, estilos de relacionamento, comunicação, motivações etc.) e habilidades técnicas (estratégias, conceitos, planejamento, processos, etc.). O conhecimento desses aspectos técnicos e humanos e a vivência em situações de negociação são fatores chave de sucesso para qualquer um, tanto em sua vida pessoal, quanto na profissional.
O HEPTAGON é um jogo de negócios (com simuladores de apoio à decisão) que visa ao aprimoramento de habilidades de negociação, de comunicação e relacionamento interpessoal.
O Jogo emprega diversos casos e exercícios de negociação ao vivo, e utiliza como suporte dois softwares: o Módulo Negociador para planejamento, simulações, análise e apoio à decisão (utiliza modelos avançados da teoria dos jogos, estatísticos e de forecasting), à disposição dos participantes, e o Módulo Coordenação, para o processamento do Jogo, operado pela Coordenação. Foi desenvolvido em parceria com a Consultoria Vision Desenvolvimento de Pessoas.
OBJETIVOS
O Jogo tem como objetivos primordiais:
- Desenvolver as habilidades de negociação dos participantes, trabalhando intensamente as etapas do processo (preparação, abordagem, negociação/venda e fechamento) por meio de exercícios práticos.
- Trabalhar com diversos cases de negociação, desenvolvidos especialmente para atender as necessidades da empresa cliente, desde aqueles cooperativos até os competitivos.
- Preparar os participantes para enfrentar situações realistas de vendas e negociação que provavelmente um dia vivenciarão.
A QUEM SE DESTINA
A profissionais de todas as áreas funcionais de empresas privadas e estatais, que desejam desenvolver e aprimorar suas competências na atividade de negociação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Durante o Programa, os participantes atuam como negociadores e observadores das empresas competidoras e têm como objetivo alcançar, ao final do Jogo, metas qualitativas e quantitativas expressas em termos de resultados imediatos e de longo prazo.
Para isso, terão que analisar o ambiente descrito no caso, planejar, definir objetivos e limites, escolher estratégias, simular, tomar decisões, negociar ao vivo, e conduzir atividades de auto-avaliação e avaliação do desempenho dos demais nos exercícios de negociação.
Durante o jogo, os participantes se exercitarão, através de interações de diversos tipos e graus de complexidade, em:
- Negociações interpessoais (próprio grupo);
- Negociações intergrupais/interorganizacionais (grupos distintos);
- Negociações interorganizacionais/entre alianças (grupos distintos).
Em cada transação de negociação os participantes praticarão estratégias competitivas e/ou colaborativas.Ao final do programa os participantes terão tido contato, através da prática, com:
- Os principais tipos de negociação que fazem parte do cotidiano organizacional e interorganizacional;
- Os conceitos fundamentais de negociação aplicados em casos concretos;
- Conflitos e oportunidades que requerem abordagens situacionais diversificadas de análise de problemas e tomada de decisão, identificação de estratégias e intervenção.
METODOLOGIA
A metodologia empregada baseia-se na filosofia do “aprender fazendo”, isto é, a turma é dividida em grupos, cada um receberá diversos casos de negociação, com níveis distintos de complexidade, envolvendo desde a solução de problemas e cooperação, até a competição e conflito, entre outros.
As equipes realizarão pelo menos 7 transações, desenvolvendo as etapas de Planejamento, Simulação, Execução, Controle e Avaliação de Desempenho claramente abordadas através dos princípios de educação ativa.
Após cada transação será feita uma avaliação 360º onde os participantes de cada equipe avaliarão a si próprios, avaliarão a outra parte, receberão o feedback da equipe de observadores e da Coordenação.
CARGA HORÁRIA – 24 horas.