Enterprise
É um jogo de negócios (com simuladores de apoio à decisão) que simula um mercado em que os participantes atuam como executivos de empresas competidoras e exercem atividades voltadas para gestão estratégica. Desenvolvem um planejamento estratégico e praticam tomadas decisões e negociações, observando as relações de causa e efeito na prática.
O ENTERPRISE se aplica ao desenvolvimento de executivos de todas as áreas funcionais de companhias privadas ou estatais, dos mais variados ramos de negócio. Utiliza as mais avançadas técnicas de modelagem matemática e simulação de mercado, para o processamento das jogadas.
OBJETIVOS
O ENTERPRISE busca utilizar a metodologia do “aprender fazendo” para:
- Aprimorar competências gerenciais e empresariais, em especial a análise de cenários e de informações, a tomada de decisões mais rápidas e eficazes, ações mais vigorosas e maior integração.
- Servir como laboratório de novas formas de conduzir os negócios, de integrar as pessoas, de liderar equipes e de desenvolvimento de novas idéias, a respeito da solução de problemas técnicos e comportamentais.
- Fortalecer conhecimentos técnicos necessários à gestão de negócios.
- Construir uma visão holística da empresa, compreendendo as forças que atuam sobre ela (consumidores, fornecedores, concorrentes, governo, entidades de classe, etc.).
- Adaptar-se a mudanças determinadas por alterações do cenário econômico-financeiro ou por novas orientações da Diretoria.
- Apoiar o processo de seleção de pessoal, testando a reação dos participantes a situações simuladas.
DINÂMICA
Na apresentação inicial, os coordenadores explicam o funcionamento do jogo. Os participantes conhecem o software, a dinâmica e o cenário empresarial no qual concorrerão.Após a apresentação, inicia-se o ciclo de jogadas, que consistem nas 3 etapas abaixo:
1 – Plano de Negócios
- Avaliação das forças e fraquezas da empresa e das oportunidades e ameaças que o mercado oferece;
- Análise do mercado consumidor e da concorrência;
- Definição de objetivos e estratégias competitivas;
- Fixação de metas quantitativas para mensuração dos resultados, como parcelas de mercado e volumes.
2 – Decisões táticas e operacionais
- Gestão comercial, de canais de distribuição e da força de vendas;
- Administração de marketing e gestão de marcas e produtos;
- Definição da política de Recursos humanos e do quadro de funcionários;
- Gerência da produção e logística, por meio da programação da produção, compra de insumos e entrega dos produtos para os clientes;
- Planejamento financeiro.
3 – Feedback Ao final de cada jogada os resultados são avaliados e comparados com as metas estabelecidas no planejamento inicial. É examinada a consistência entre os objetivos, estratégias e decisões táticas.
PÚBLICO ALVO
Executivos de todas as áreas funcionais de companhias privadas ou estatais, atuando nos mais variados ramos de negócio.