Amazon
Os fatores ligados à qualidade ambiental são cada vez mais importantes para consolidação e expansão dos mercados das empresas. Saber investir em meio ambiente, trabalhar com stakeholders e fazer uma comunicação de marketing adequada é fundamental para qualquer estratégia de empresas que buscam a liderança no mercado e sustentabilidade a médio e longo prazos.
Assim, o Amazon (com simuladores de apoio à decisão) emprega avançados modelos de mercado e técnicas de simulação, e utiliza dois softwares: o Módulo Executivo para planejamento, simulações, análise e apoio à decisão, à disposição dos participantes, e o Módulo Simulador de Mercado, para o processamento do Jogo, operado pela Coordenação.
Durante o Programa, os participantes, levando em consideração a componente ambiental, exercem as principais atividades voltadas para a gestão de uma empresa, planejando sua estratégia, tomando decisões, realizando negociações, competindo no mercado e observando as relações de causa e efeito na prática. Metas pré-estabelecidas devem ser alcançadas ao final do jogo a fim de se obter um desenvolvimento sustentável, isto é, com justiça social, proteção ambiental, sem abrir mão, entretanto, do crescimento das receitas e do aumento do seu lucro líquido.
OBJETIVOS
Simular um ambiente competitivo em que os participantes possam praticar, e desenvolver suas competências gerenciais e empresariais, em especial o planejamento e a tomada de decisões voltadas para a gestão de um negócio, com destaque para os aspectos ambientais e de responsabilidade social. Visualização dos impactos causados pelas decisões tomadas nessas áreas/atividades nos resultados da empresa.
A QUEM SE DESTINA
A profissionais de todas as áreas funcionais de empresas privadas e estatais, que desejam aprofundar seus conhecimentos e sua capacidade de decisão a respeito de problemas e situações relacionadas à gestão de um negócio, com ênfase naquelas que dizem respeito à gestão ambiental e responsabilidade social.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Durante o Jogo, os participantes atuam como executivos das empresas competidoras e têm como objetivo atingir, ao final do Jogo, objetivos empresariais expressos em termos de crescimento e lucratividade.
Para isso, terão que tomar decisões e conduzir as mais relevantes atividades empresariais, destacando-se:
- Planejamento Estratégico
- Cumprimento à Legislação Ambiental
- Certificação ISO 14001
- Gestão Comercial e de Marketing
- Gestão de Relações Públicas
- Gestão de Marketing Verde
- Investimento em Pesquisa & Desenvolvimento para a área ambiental
- Administração Financeira
- Gestão de Recursos Humanos
METODOLOGIA
A metodologia empregada baseia-se na filosofia do “aprender fazendo”, isto é, a turma é dividida em grupos, cada um representando uma empresa, e estes competem no mercado, analisando informações, tomando decisões, participando de negociações ao vivo, recebendo feedback de seu desempenho o tempo todo.
CARGA HORÁRIA – 24 horas.